Make your own free website on Tripod.com

TATUI  Business

                                           ©

O Seu Guia Atualizado de Compras de Tatuí e TODA a Região

Home

Fale Conosco Anuncie Quem Somos

 ANUNCIANTES

GUIA COMERCIAL

 Academias

 Advogados

 Agropecuárias

 Água Mineral

 Alarmes e Antenas Resid

  Alimentos

 Armarinhos e Aviamentos

  Arquitetos e Engenheiros

  Artefatos de Cimento

 Asilos e Casas de Repouso

 Aulas Particulares

 Auto Elétrica e Baterias

 Auto Escolas

 Auto Peças e Acessórios

 Auto Posto e Serviços

 Automação

  Bares e Lanchonetes

 Bicicletaria

 Borracharia e Pneus

 Caça e Pesca

 Calhas e Rufos

 Campings

 Cerâmica e Lajes

 Clínicas e Cons. Médicos

 Clinicas Veterinárias

 Clubes Sociais

 Computadores

 Concessionárias

  Consertos em Geral

 Construtoras

 Consultoria e Assessoria

  Convênios de Saúde

 Cortinas e Carpetes

 Creches e Escolas Infantis

 Descartáveis

 Despachantes

 Disk TUDO

 Distribuidora de Gás

 Elétrica e Iluminação

 Eletro-eletrônica

 Embalagens

 Escapamentos

 Escola de Idiomas

 Escolas de Informática

 Estética e Beleza

 Ferro e Aço

 Foto Estúdio

 Frios e Laticínios

 Funerárias

 Funilaria e Pintura

 Gesso e Pedras

 Haras

 Hidráulicas

 Hortifrutigranjeiros

 Hotéis e Pousadas

 Igrejas

 Imobiliárias

 Indústrias

  Informática/Manutenção

 Instrumentos Musicais

 Labor. Clínicos e Manipul.

 Lavanderias

 Letreiros e Silk-Screen

 Livrarias e Papelarias

 Lojas e Presentes

  Lotéricas e Bingos

 Madeiras e Modulados

 Máquinas e Ferramentas

 Mecânica em Geral

  Marmoraria

 Mercearias

 Moda e Acessórios

  Móveis e Colchões

 Natação

  Noiva e Padrinhos

 Parafusos e Cia

 Pet Shop e Rações

 Piscinas

 Pisos e Revestimentos

 Poços Artesianos

 Produtos Naturais

 Recicláveis

  Refrigeração Comercial

 Relojoaria e Ourives

 Restaur.  e Churrascarias

  Retífica

  Rotisserie

 Roupas e Uniformes

  Som e Equip. Automotivo

 Selarias

 Serralheria e Estruturas

 Sorveterias e Doçarias

 Supermercados

 Toldos e Fachadas

 Transportadoras

  Tratores e Impl. Agrícolas

  Utensílios e Utilidades

 Viagens e Turismo

 Vidraçarias

Depressão

Uma gentileza de

Molduras Da Vinci

(15) 3259 - 4514 

 Depressão: O Que é Isso? 

Depressão é uma doença classificada no CID-10 (Código Internacional das Doenças, versão 10) sob o título transtornos do humor, que afeta as relações do indivíduo com as outras pessoas, prejudicando o contato social, o trabalhar, estudar, etc. Ela é diferente de reação normal de tristeza. Na tristeza há perda objetiva, como morte de um ente querido, perda do emprego, etc. A tristeza é temporária não exigindo para sua cura nenhum tratamento.

Por preconceito e falta de conhecimento muitas pessoas acham que a pessoa deprimida é fraca, não usa sua força de vontade, está sendo punida por algum pecado ou querendo chamar a atenção, porém isto não é verdade. Ela está deprimida porque está doente! E esta doença pode atingir qualquer pessoa de qualquer classe social, cultural, financeira. Ocorre mais em zona urbana do que rural, mais em solteiros e viúvos, porém mais em mulheres casadas do que solteiras. Surge em qualquer idade, seja criança, jovem, adulto e idoso. Atinge cerca de 12% das mulheres e 8% dos homens em algum momento da vida.

Quanto às causas da depressão acredita-se que exista uma base genética (“marcador biológico”) que torna a pessoa vulnerável e predisposta à depressão. Mas a genética não explica tudo. Nem todo filho de pais que tiveram depressão vai ter depressão, porque além do fator genético, hereditário, há a importância do meio ambiente onde a criança vive sua infância e a própria sensibilidade dela, ou seja, a maneira pessoal como ela reage ou interage com o meio. Então são transtornos em um ou mais destes três fatores que acabam produzindo uma resposta depressiva: (1)predisposição genética, (2) meio ambiente afetivo na infância e (3)sensibilidade afetiva pessoal. Se a pessoa nasceu com certa predisposição para depressão, se teve um meio-ambiente infantil traumático e se é muito sensível psicologicamente, ela tem tudo para desenvolver um quadro depressivo dependendo de um fator desencadeador ao longo da vida, que pode ser a morte de uma pessoa que ela gosta, uma separação conjugal, saída de um filho de casa, demissão do emprego, etc.

Na pessoa deprimida algumas substâncias chamadas “neurotransmissores” estão em quantidade diminuída, tais como a noradrenalina, a dopamina e a serotonina. Estudos também mostram que parece haver problemas não somente na transmissão dos neurotransmissores, mas dentro da célula nervosa, o neurônio. Sabe-se que algumas substâncias, como o álcool, a cocaína, produzem depressão, assim como tumores cerebrais, derrames cerebrais, doenças da tireóide, etc.

Os sintomas mais comuns da depressão são: humor triste, apático ou irritável; perda do prazer (sexual, diversão, alimentar, etc.), falta de concentração, esquecimentos, pensamentos pessimistas e negativos, idéias suicidas, falta de vontade de viver, vontade de ficar deitado e isolado das pessoas, perda ou aumento do apetite desejo de doces), insônia, dor de cabeça e na coluna, e outros. Cerca de 15% das pessoas com depressão tentam suicídio. Também estão presentes insegurança, indecisão, baixa auto-estima, desesperança.

O tratamento consiste numa combinação de medicação e psicoterapia e alguns hábitos de saúde (citados adiante). Os anti-depressivos devem ser usados em pessoas com depressão de média a grave, junto com a psicoterapia que é um tratamento psicológico conduzido por psicólogo clínico ou psiquiatra (não é o psicólogo, mas o psiquiatra quem prescreve medicamentos como os anti-depressivos).

As depressões respondem bem à psicoterapia cognitivo-comportamental, além de outras abordagens nas quais o terapeuta (psicólogo ou psiquiatra) é mais participativo. Não está indicado o tratamento psicanalítico para depressões medianas e graves.

Hábitos que atuam na recuperação do deprimido: (1)praticar exercícios físicos regularmente (produzem neurotransmissores que corrigem a depressão), (2)usar na dieta diária frutas frescas, verduras e legumes, evitando gorduras e estimulantes como café, picles, vinagre, pimenta, guaraná em pó, (3)ambiente calmo para dormir, (4)lazer saudável, quebrar rotinas, (5)evitar bebidas alcoólicas (agravam os sintomas depressivos), (6)tomar sol antes das 9 horas da manhã, (7)não fumar (a nicotina está ligada à ansiedade e depressão).

 Prof. Santini

 Clic Aqui e receba via E-mail um estudo complementar sobre este tema!

 

O Próximo patrocínio pode ser o de sua empresa...

 

 

   O portal Tatuí Business tem como objetivo principal oferecer um guia do comércio da cidade de Tatuí e região. Se você é um comerciante e deseja cadastrar seu estabelecimento ou é um prestador de serviços, clique aqui e conheça nossos planos de divulgação. Um deles certamente é do tamanho do seu bolso!

 

 

HOME

 © Copyright 2005 - TatuiBusiness - Todos os direitos reservados